O QUE É A FUSP

A Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada com o principal objetivo de flexibilizar, agilizar e contribuir para a eficiência das atividades da Universidade de São Paulo. Foi planejada desde o início com o compromisso de apoiar e dar suporte gerencial aos Institutos, Escolas, Núcleos de Apoio e Órgãos da Universidade, propiciando uma facilidade mais ampla na execução de projetos de interesse da USP.

A FUSP, com 21 anos de atividades, foi ao longo deste tempo adquirindo experiência, conhecimento e profissionalização dos serviços que presta à Comunidade USP. Firme no seu propósito inicial e fiel aos seus princípios, hoje, se configura como uma instituição idônea, moderna, profissional e eficiente. Nasceu para prestar serviços de gerenciamento de atividades extrauniversidade às Entidades que compõem a USP, as quais não são servidas por outros mecanismos de apoio e nas atividades de natureza multidisciplinar envolvendo várias Unidades da USP.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

  • A FUSP não produz serviços universitários ou de natureza acadêmica.
  • As Pró-Reitorias, Coordenadorias, Órgãos e Unidades da USP com atividades gerenciadas pela FUSP são responsáveis científica e tecnicamente pela escolha e pelos resultados das suas pesquisas.
  • FUSP jamais interfere na política de pesquisa, ensino ou extensão das Unidades da USP e também não exercerá jamais qualquer orientação acadêmica ou técnica sobre o docente ou pesquisador.
  • A FUSP, não recebe transferência de recursos orçamentários da USP.
  • O Estatuto da FUSP e o Convênio celebrado com a Universidade de São Paulo rezam apenas gerenciamento dos recursos financeiros, não orçamentários da USP, oriundos de entidades externas à USP, recebidos pela FUSP somente por meio de contratos ou convênios.
  • A FUSP em nenhum momento criou ou criará projeto próprio com objetivo de competir com outras Entidades.
  • Este princípio foi estabelecido desde o início de suas atividades, ou seja, jamais entrar em projetos das Unidades servidas por outras fundações, exceto em circunstâncias extremamente especiais onde seja patente um problema de coordenação em projetos envolvendo várias unidades ou em casos que somente uma Fundação com o objetivo da FUSP possa auxiliar.

METODOLOGIA

A FUSP se equipou para fornecer subsídios ao acompanhamento das tendências de pesquisas, ensino e atividades de extensão dentro da Universidade, dispondo de informações atuais e precisas sobre órgãos financiadores, unidades e áreas financiadas, custos das pesquisas, alocação de recursos de pesquisas por item de pessoal docente, bolsista, investimentos, gastos de consumo e demais despesas necessárias ao desenvolvimento de cada projeto.

A estrutura organizacional da FUSP é composta por colaboradores qualificados e está aberta às inovações técnicas e administrativas sem perder seu compromisso de responsabilidade ambiental e social, dispondo de programas de reciclagem e programas de atualização técnica, além de ser adepta dos programas governamentais e não-governamentais de incentivo à inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Para manter financeiramente esta estrutura, a FUSP efetua uma cobrança de custos administrativos que varia em até 10% sobre o valor total do projeto, estabelecidos única e exclusivamente pelo seu Conselho Curador.

Além das necessidades de sua própria administração, a FUSP possui somente colaboradores contratados para projetos que tenham recursos financeiros de empresas e/ou órgãos externos à USP, oferecendo todas as facilidades que dispõe na contratação de pessoas e serviços.

A FUSP elaborou uma rotina administrativa/financeira eficiente e concisa que após a classificação e cadastramento de cada projeto, este recebe uma identificação numérica que possibilita o monitoramento desde a fase inicial dos trabalhos até o resultado final. A qualquer momento pode ser verificado o motivo, a forma e tempo em que foram utilizados os recursos, bem como o resultado dessa aplicação.

A FUSP publica anualmente a história administrativa/financeira, técnica de cada projeto, seu início, desenvolvimento e resultado – sob o título “Livro de Projetos - Relatório de Atividades”.

A FUSP executa funções semelhantes, mas ampliadas, de um banco. Seu Sistema Gerencial de Projetos garante a transparência de suas ações e permite acesso rápido às informações de natureza contábil, financeira, trabalhista, jurídica, comercial, aduaneiras, e outras. Utilizando-se de recursos tecnológicos dentro dos padrões atuais e modernos de informática, mantém sua estrutura administrativa de forma reduzida, o que possibilita a racionalização e objetividade no oferecimento de informações financeiras ao Coordenador do Projeto. O acesso às movimentações financeiras são de forma segura e sigilosa. www.fusp.org.br.

A FUSP elaborou seu Manual de Normas e Procedimentos Administrativos de Projetos (NP), que consiste numa ferramenta essencial de trabalho aos Coordenadores de Projetos e sua equipe. Trata-se de orientações que visam garantir a aplicação correta e positiva de leis, normas legais e contratuais vigentes no âmbito de cada projeto e da respectiva entidade pública ou privada a qual está vinculado. Também têm como finalidade de evitar, ao máximo, o tratamento caso a caso e ainda, atender o que estabelece o MPE – Ministério Público do Estado e o TCE – Tribunal de Contas do Estado.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Sem qualquer dirigismo, a experiência vem mostrando que as atividades da FUSP estão se concentrando em projetos das áreas de pesquisa, tecnologia e indústria, cursos e treinamentos técnicos. Sua presença é marcante em projetos de apelo social e cultural; em atividades na alfabetização de jovens e adultos; pesquisas sobre prevenção do vírus HIV em populações de alto risco; saúde pública; violência; enfim, em muitos outros projetos de relevância nacional e internacional.

A FUSP exerce também, atividades de apoio gerencial ao Plano de Seguro Saúde destinado à Comunidade USP e aos projetos de insfraestrutura dos “Campi” da Universidade quando os recursos captados são para atender tal finalidade.

Durante os 21 anos de atividade, a FUSP em nenhum momento desviou seu foco inicial: tornar-se modelo na aplicação de normas internas da Universidade de São Paulo.

Hoje, a FUSP possui mais de 2.700 projetos financiados por empresas privadas, órgãos federais, estaduais, municipais e entidades do exterior e com total credibilidade junto à Reitoria e à COP- Comissão Orçamento e Patrimônio da USP; ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, devido a seu comprometimento, transparência e responsabilidade quando da: