História da FUSP

No dia 10 de junho de 1992, com a devida aprovação da Curadoria de Fundações de São Paulo, foi lavrada a escritura pública de sua instituição nas notas do 13º Tabelião de Notas da Capital, às folhas 147, do Livro 2891 e, em seguida, registrado no 3º Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital, sob o nº185.186.

O Estatuto, ora em vigor, foi aprovado na 60ª Reunião do Conselho Curador da FUSP, realizada em 09 de dezembro de 2010 e registrado sob número 615.476, em 23 de fevereiro de 2011, no mesmo Cartório.

OBJETIVO

A FUSP tem por objetivo precípuo proporcionar à Universidade de São Paulo - USP, dentro de suas possibilidades, meios necessários à adequada mobilização de recursos humanos e materiais para o atendimento das finalidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo; Desenvolver atividade de apoio cultural, social, acadêmico, ambiental, esportivo e saúde.

ATA DE INSTITUIÇÃO DA FUSP

Aos dez dias do mês de junho de mil novecentos e noventa e dois, em seguida ao Ato oficial de instituição da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP, reuniu-se o seu Conselho Curador; estando presentes o Prof. Dr. Roberto Leal Lobo e Silva Filho, digníssimo Presidente do Conselho Curador; os Profs. Drs. Erney Felício Plessmann de Camargo, Luiz Carlos de Menezes, Renato Janine Ribeiro, Hélio Nogueira da Cruz, Fulvio José Carlos Peleggi, Carlos Alberto Barbosa Dantas e Dalmo de Sousa Amorim. Também esteve presente para participar da reunião o Bacharel Francisco de Assis Alves e, ao final o Prof. Dr. Antonio Marcos de Aguirra Massola, e o Prof. Cicely Moitinho Amaral. O Presidente do Conselho Curador abre os trabalhos declarando empossados os demais membros do Conselho Curador que são: os Profs. Drs. Erney Felicio Plessmann de Camargo, Luiz Carlos de Menezes, Renato Janine Ribeiro, Hélio Nogueira da Cruz, Fulvio José Carlos Peleggi, Carlos Alberto Barbosa Dantas, Dalmo de Souza Amorim e Antonio Junqueira de Azevedo, este último com ausência justificada. Todos eleitos na forma do estabelecido no artigo 10 do Estatuto da FUSP. O Presidente do Conselho Curador, após explanação sobre a criação e os objetivos da FUSP, solicitou dos senhores membros do Conselho Curador sugestões e empenho para o desenvolvimento da FUSP. Em seguida, dando cumprimento ao disposto no artigo 12 cc artigo 15 do Estatuto da FUSP submeteu as seguintes indicações à aprovação do Conselho Curador: Prof. Dr. Antonio Marcos de Aguirra Massola para Diretor Executivo, Prof. Cicely Moitinho Amaral para Diretor Financeiro, Bacharel Francisco de Assis Alves para Consultor Jurídico da FUSP. Todos aprovados pelos senhores Conselheiros por unanimidade dos presentes. Em seguida, foi solicitado à Diretoria e ao Consultor Jurídico da FUSP o preparo de minuta de Regimento Interno da FUSP, minuta de Convênio a ser celebrado pela FUSP e a USP, projetos para execução dos objetivos estatutários da FUSP e demais providências, incluindo as relativas ao registro da Escritura de Instituição da FUSP e obtenção de seu CGC. Em seguida, fora marcada nova reunião do Conselho Curador para o dia 22 de julho de 1992, às 10:00h, no Gabinete da Reitoria da USP, dado que as instalações da FUSP não estão ainda concluídas. Nessa reunião, deverão ser entregues, para discussão do Conselho Curador, as minutas do Regimento Interno da FUSP e do Convênio a ser celebrado entre a FUSP e a USP, bem como comprovada a adoção das medidas necessárias ao cumprimento das demais providências solicitadas pelo Senhor Presidente. Em seguida, o Senhor Presidente do Conselho Curador deu por encerrada a reunião. Do que, para constar, eu Rosangela Trevisan Rodrigues, secretária "ad hoc", lavrei e mandei datilografar esta Ata, por mim assinada, juntamente com o representante legal da FUSP, Prof. Dr. Antonio Marcos de Aguirra Massola, Diretor Executivo. São Paulo, 10 de junho de 1992.