FAQ - Mudanças Climáticas

Perguntas e respostas sobre o Edital promovido pela FUSP referente a projeto de pesquisa multidisciplinar sobre Mudanças Climáticas

1.     Quais documentos devem ser enviados além de projeto e CV Lattes dos membros da equipe?

Os documentos que o proponente entender necessários.


2.     O edital fala de proposta em formato livre, mas o que exatamente deve aparecer na proposta? Poderia me orientar por favor?

Entendemos que deve haver, no mínimo, os objetivos da pesquisa, a justificativa, uma breve revisão teórica, a metodologia, um cronograma. O Plano de gastos / orçamento prévio, é recomendável, mas não é obrigatório nessa fase de análise.


3.     É permitida a participação de colega de outra IES?

Sim. Em regra, esse profissional poderia prestar serviços ao projeto. Contudo, conforme estabelecido no Edital, empregados e servidores públicos não poderão ser remunerados (item 7.5, “c” e “d”).


4.     A proposta já enviada pode ser substituída?

Sim, até o prazo final de submissão de proposta, a proposta já envida pode ser substituída.


5.     Como posso determinar o Nível de Complexidade para as bolsas?

Conforme item 7.1 do Edital, o Regulamento de Bolsas da FUSP deve ser respeitado, seja para modalidades e seus respectivos valores. Caso o proponente indique a remuneração a terceiro, que não se amolde às hipóteses previstas no referido regulamento, esse poderá ser remunerado como prestador de serviços.


6.     Pode o proponente coordenador participar como membro de outra proposta?

O edital não apresenta essa restrição, contudo, caso as duas propostas sejam contempladas, entendemos que não seria adequada a participação de uma mesma pessoa em dois projetos.